Categorias

Blog: Projeto de ESG da Algar tem reduzido emissões de carbono e preservado florestas

O que você diria sobre uma iniciativa que protege milhares de hectares de floresta? O grupo Algar acredita que inovar também é pensar em sustentabilidade.

É por isso que contamos com projetos que pensam na redução de emissões de carbono e na preservação das florestas.

Nesse artigo, queremos te dar mais detalhes sobre nosso projeto de REDD+ (sigla para Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation) criado pela Algar Farming, que tem evitado a emissão de toneladas de carbono, contribuindo, de forma efetiva, com a preservação do meio ambiente.

A iniciativa está localizada na Fazenda Pacajá, no coração da Amazônia, nos municípios de Portel e Bagre, no Pará – uma das maiores áreas de manejo florestal sustentável do país.

A Fazenda Pacajá se destaca pelo trabalho de manejo florestal, que é uma atividade oposta ao desmatamento, pois consiste na utilização, ambientalmente adequada, dos recursos da floresta.

O principal objetivo do manejo florestal é manter a floresta viva, em pé. Para isso, é feito uma rotatividade produtiva de árvores, em um ciclo contínuo de colheita consciente e preservação.

Acreditamos que todos somos responsáveis pela herança que deixaremos para as gerações futuras. Por isso, também implantamos o Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Ambiental, que promove práticas sustentáveis para a comunidade, como:

  • Preservação dos recursos naturais
  • Tratamento de resíduos
  • Oficinas e atividades que ajudam na geração de renda, alimentação e educação por meio da Biblioteca na Floresta, contribuindo para o bem-estar de todas as comunidades envolvidas pelo projeto, dentre elas uma quilombola, localizada no entorno da Fazenda Pacajá.

Leia também: Agenda ESG, a hora de potencializar o poder de influência das organizações



A Fazenda Pacajá da Algar Farming possui certificações importantes

  • Certificado “CERFLOR/Inmetro” de “Floresta Bem Manejada”.
  • Selo “Onça-Pintada” que atesta que as atividades desenvolvidas na fazenda ajudam a preservar a sobrevivência e conservação da onça-pintada, seu hábitat e de suas presas naturais.
  • Certificações “Verified Carbon Standard”, padrão de qualidade mais utilizado para contabilização de carbono e “Social Carbon”, padrão de avaliação e monitoramento de co-benefícios.

Leia também: O desafio do “S” na cultura ESG



Como os créditos de carbono ajudam na preservação das florestas?


A Algar Farming oferece créditos de carbono para que outras empresas possam contribuir com a recuperação e proteção às florestas.



A compra de créditos de carbono faz parte das melhores práticas internacionais de mitigação do aquecimento global.

Através do crédito de carbono, incentivamos outras empresas e países a adotarem energias limpas e preservar a floresta.

Funciona assim: companhias que impedem a emissão de 1 tonelada de CO2 (dióxido de carbono) geram esse crédito e podem vendê-lo para outras instituições que excederem o volume de emissão desse gás na atmosfera.

Leia também: Dicas de como implementar as melhores práticas de ESG


Quais as garantias de que os créditos de carbono da Algar são de alta integridade?

  • A legalidade e legitimidade do projeto, que podem ser verificadas pelas certificações que ele possui.
  • O impacto social que ele tem causado nas comunidades locais, promovendo conscientização e geração de renda através do manejo florestal sustentável.

A parceria Algar Farming e o Fundo Vale

O Fundo Vale, mantido pela mineradora Vale, fechou, neste ano de 2023, a compra de 133 mil créditos de carbono florestais, o equivalente à proteção de 50 mil hectares de floresta e 133 mil toneladas de carbono não emitidos.

Cada unidade de crédito de carbono corresponde a mil toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2) que deixou de ser emitida na atmosfera.

O acordo tem vigor até 2030. Trata-se do primeiro projeto de REDD+ a integrar a estratégia da meta florestal da empresa e para o grupo Algar é um grande prazer poder fazer parte desse momento.

Gostou desse conteúdo? Então leia também: Como promover impactos sociais positivos através da sua empresa

Por Luciana Di Paula, Gerente Executiva de Florestas da Algar Farming.

Gostou?
Compartilhe!

Posts relacionados

Aviva celebra sete anos de história com grandes novidades.
Parque do Granja Marileusa: uma realização do Grupo Algar.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!