Categorias

Blog: Como incentivar o empreendedorismo na sua empresa

O empreendedorismo não é uma iniciativa só de pessoas que têm o próprio negócio, ele também pode fazer parte da proposta interna de qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande. Já que, empreender dentro da organização é ter um espaço de inovação, criatividade e iniciativa.

Muitos colaboradores têm um perfil empreendedor que deve ser desenvolvido para benefício da organização e evolução profissional do associado, que é como costumamos chamar nossos colaboradores por aqui.

Essas pessoas gostam de desafios, são apaixonadas pelo que fazem e têm autoconfiança para elaborar ótimos projetos.

Assim, o empreendedorismo abre um novo espaço de diálogo e interação na organização, permitindo que grandes ideias sejam construídas em parceria com a comunidade interna da empresa, gerando, assim, novas oportunidades de negócios.

Quer saber o que é o empreendedorismo corporativo e como adotar essa prática na sua companhia? Então, veja aqui dicas para incentivar essa ideia na empresa. Aproveite e acompanhe esse artigo até o final.

Qual a importância de incentivar o empreendedorismo dentro das empresas?

Uma empresa que deseja construir uma longa jornada comercial precisa buscar inovação, saber como atrair talentos e investir em conhecimento. Por isso, o empreendedorismo é o caminho para combinar esses elementos.

Os colaboradores que estão na linha de frente ou pessoas que possuem espírito de liderança sempre observam a rotina da empresa por um olhar diferente. Assim, eles podem contribuir com novas ideias que irão otimizar o serviço de todos e gerar novas oportunidades.

De acordo com o dicionário Priberam, a palavra empreendedorismo significa “atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.”

Outro ponto importante de empreender é que a criatividade da equipe pode trazer uma nova área de investimento, o que pode ser muito lucrativo para a organização.

O perfil empreendedor

Encontre o perfil empreendedor entre os seus colaboradores, principalmente, aqueles que:

  • Buscam novas formas de fazer o trabalho
  • Gostam de dar opiniões
  • Não têm medo de errar
  • Sabem calcular riscos
  • Gostam de debater ideias
  • São comprometidos

Escolher as pessoas certas para essa área profissional fará toda a diferença no momento de seleção de bons projetos.

Além disso, desenvolver um espaço de escuta que apoia os pensamentos e opiniões é uma forma de estar em contato com negócios em potencial.

Desse modo, a empresa deve ter um setor responsável que possa abraçar a imaginação, questionamentos e a motivação de todos.

Assim, o empreendedorismo corporativo combina muito com a dinâmica atual do mundo online e offline comercial, que é construído por atualidades e investimentos em novas plataformas.

6 Dicas de como incentivar o empreendedorismo na sua empresa

Agora que você já viu a importância de empreender internamente na empresa, veja 6 dicas para construir esse espaço de troca e inovação. Confira, abaixo, e aplique agora mesmo na sua companhia.

1 – Invista no conhecimento dos colaboradores

O primeiro passo é reconhecer que os seus colaboradores são pessoas que merecem investimento.

Já que, para que um profissional se destaque, ele precisa de estudo contínuo e espaço para aplicar o que aprendeu, seja um curso, palestra, mentoria ou momento de troca e integração. Ofereça, sempre, caminhos para o desenvolvimento profissional da sua equipe.

Valorizar o conhecimento também é a maneira para reter grandes talentos da empresa. Um colaborador que sabe que pode crescer no seu trabalho sempre será um defensor da marca.

2 – Incentive ideias e novos projetos

Para encontrar uma grande ideia, a empresa precisa apoiar o espírito empreendedor, por isso, fomente um espaço de abertura para escutar esses projetos. Depois, será o momento para analisar, dar feedback e definir se o investimento vale a pena. Mas, antes de tudo, seja uma organização receptiva que sabe receber bem o empreendedorismo do outro.

Além disso, construa programas que colaborem para formatar o levantamento de novas ideias e projetos, principalmente as que visem acelerar aquela inovação que gera resultados rápidos a partir de pequenas e simples mudanças.

Quando falo em programas estou me referindo a iniciativas tais como o Shark Tank que temos aqui dentro.

Como esses programas são governados e possuem processos claros, isso estimula esse ciclo de sugestões, já que na maioria das vezes o que as pessoas precisam é um simples “empurrãozinho” e alguém que as ajude a percorrer esse caminho da inovação.

3 – Tenha uma gerência parceira

Normalmente, quem recebe as primeiras ideias é a gerência. Por isso, é importante que esse profissional seja parceiro e receptivo. Além disso, ele precisa ter o jogo de cintura para conversar e saber filtrar bons projetos e ideias com potencial para investimento.

A empresa também pode ter uma equipe interna capacitada para cuidar do empreendedorismo, ficando responsável por receber, desenvolver e planejar as ideias empreendedoras dos colaboradores.

4 – Busque perspectivas diferentes

A minha quarta dica é que a equipe seja formada por pessoas de diferentes contextos. Uma equipe homogênea não consegue perceber com clareza a importância de algumas ideias.

Assim, pessoas com diferentes conhecimentos e histórias de vida irão construir projetos feitos para mais grupos da sociedade.

Os novos olhares podem ser encontrados em pessoas de gerações diversas. Uma pessoa jovem, nascida nos anos 90 e 2000, pode estar sempre antenada com as novas formas de fazer negócios e combinar esse conhecimento com uma pessoa com uma longa trajetória de trabalho. Essa estratégia faz parte da maneira de construir uma ideia empreendedora.

5 – Não recrimine os erros

Todo o processo criativo e jornada de sucesso serão permeados por alguns equívocos e precisarão ser reajustados.

Por isso, antes de apontar o erro do outro, busque soluções para a situação. O empreendedorismo é feito de inovação e todo novo caminho terá desafios. Assim, ter uma boa gestão de equipes é fundamental nesse processo do empreendedorismo.

6 – Remunere bem a sua equipe

Por último, se você quer ter uma equipe empreendedora, você terá que investir na remuneração e vida do seu profissional. Pessoas motivadas são capazes de transformar uma empresa.

Portanto, lembre-se de oferecer bonificações, prêmios e momentos de integração para a equipe. O sucesso da empresa deve estar relacionado ao sucesso pessoal e profissional de cada colaborador.

Ser empreendedor é um valor do grupo Algar

A Algar é uma empresa que foi fundada a partir de uma ideia empreendedora. Em 1930, Alexandrino Garcia criou uma empresa de beneficiamento de arroz em Minas Gerais.

O desejo de inovar sempre foi um pilar fundamental do grupo Algar. Assim, construímos um espaço que apoia o empreendedorismo interno, pois entendemos que os nossos associados podem impulsionar grandes investimentos.

Atualmente, somos mais de 20 mil algarianos que atendem clientes em todo o território nacional e também em países como Argentina, Colômbia e México.

Por fim, o empreendedorismo é um valor que está na história da Algar, por isso, buscamos pessoas criativas e líderes para fazer parte da nossa comunidade desde a nossa fundação.

Gostou do nosso artigo? Leia também: Empreendedorismo corporativo: como implementar nas empresas

Por Anna Carolina Granja, Tribe Leader de Digital na Algar Telecom.

Gostou?
Compartilhe!

Posts relacionados

Aviva celebra sete anos de história com grandes novidades.
Parque do Granja Marileusa: uma realização do Grupo Algar.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!