Categorias

Blog: Infraestrutura de TI e Telecom: 5 Fatores que fazem a diferença nas empresas

Investir em uma boa infraestrutura de TI e Telecom é essencial para conseguir atender bem os clientes e manter as operações sem falhas e seguras. Além disso, o investimento também permite que a empresa esteja em sintonia com as evoluções tecnológicas do momento, otimizando todas as suas operações.

A nova dinâmica do setor de TI garante que os profissionais sempre tenham demanda de trabalho e possam apostar em inovação, principalmente, se for uma pessoa que busca o autodesenvolvimento e que está em uma instituição que valoriza a capacitação da equipe.

Hoje, já é possível adotar inovações de inteligência artificial, proteger com segurança os dados dos clientes, discutir questões socioambientais e agilizar a comunicação empresarial e interna apenas com uma infraestrutura sólida de TI e Telecom.

Para te ajudar a entender tudo sobre esse assunto, veja aqui a importância da infraestrutura de TI e Telecom, como essa atualização trará tecnologia e suporte à empresa e os cinco fatores que aprimoram a infraestrutura de TI e Telecom. Boa leitura!

A importância de uma boa infraestrutura de TI e Telecom

Planejar uma infraestrutura de TI é se posicionar como uma marca competitiva e que pensa na interação com pessoas, o que envolve tanto clientes quanto colaboradores.

Assim, até mesmo empresas pequenas ou iniciantes escolhem sistemas e estruturas tecnológicas como suporte da rotina de trabalho. No começo, são sistemas básicos, normalmente conectados à rede de outras empresas, mas que atendem às necessidades do dia a dia.

Com o tempo, a tendência é o crescimento da empresa e da demanda de trabalho. Por exemplo, hoje, a Algar Telecom tem mais de 120 mil quilômetros de rede, por isso, desenvolvemos a melhor estrutura de manutenção e operação para nossa equipe e nossos clientes.

O interessante é que cada instituição pode pensar em uma base otimizada e personalizada de TI e Telecom para representar a marca e suas relações comerciais. O importante é que os sistemas ofereçam o suporte necessário e eficiente.

Não usar a tecnologia atual como aliada das relações comerciais é deixar de aproveitar ferramentas que podem resolver problemas, reduzir custos e agilizar os processos. Assim, uma boa infraestrutura de TI e Telecom também vai facilitar:

  • Elaboração de relatórios
  • Análise de dados
  • Segurança de dados
  • Comunicação interna
  • Relação com os clientes
  • Manutenção preventiva
  • Uso responsável do meio ambiente

Outro fator essencial da adoção de ferramentas de TI e Telecom é que com sistemas e equipamentos eficientes, os colaboradores passam a ter tempo para investir em conhecimento e capacitação.

Assim, eles desenvolvem outras power skills que vão atender demandas mais complexas e inovadoras.

5 Fatores que aprimoram a infraestrutura de TI e Telecom

Confira abaixo os fatores principais para construir a melhor infraestrutura de TI e Telecom para o seu negócio, usando ferramentas tecnológicas e inovadoras.

  • Inteligência artificial
  • Assistente virtual
  • Capacidade de autodesenvolvimento da equipe
  • Preocupação socioambiental
  • Análise de dados


1 – Inteligência artificial

O primeiro fator que precisa ser discutido é o uso de inteligência artificial na infraestrutura de TI e Telecom.

Atualmente, as ferramentas disponíveis já trazem agilidade e resultados impressionantes para as empresas, como, por exemplo, na comunicação e geração de textos e relatórios.

Como os profissionais de tecnologia são pessoas capacitadas para analisar e explorar essa tecnologia, é interessante avaliar como a IA pode ser adotada na sua empresa.

Seja em sua assistente virtual ou na produção de conteúdo, a inteligência artificial está revolucionando nosso modo de interagir com o universo virtual.

2 – Assistente virtual

Adotar uma assistente virtual na empresa vai automatizar as soluções e oferecer uma postura mais ágil e analítica na comunicação.

Por isso, a Algar Telecom lançou a CORA, nossa assistente virtual que ajuda na resolução de problemas e análise preventiva de falhas operacionais. É um bot que usa a inteligência artificial para se desenvolver de forma autônoma e melhorar com o passar do tempo.

A partir do nosso exemplo, você consegue perceber um investimento para o futuro e mais benefícios da infraestrutura de TI e Telecom, como análise preventivas, escalonamento dos chamados e comunicação entre todos os setores da instituição.

3 – Capacidade de autodesenvolvimento da equipe

A área de tecnologia evolui muito rápido e exige que os profissionais tenham a capacidade de se adaptar às novas ferramentas e novidades.

Assim, uma pessoa com capacidade de autodesenvolvimento consegue caminhar nessa realidade, buscando sempre o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades e competências pessoais, sociais e profissionais.

É importante que a própria empresa ofereça o suporte técnico para o desenvolvimento profissional do colaborador.

A Algar tem uma universidade de negócios para apoiar a evolução da nossa equipe e alinhar o time de acordo com nossos objetivos e demandas de trabalho.

4 – Preocupação socioambiental

A tecnologia também é o caminho para repensar nossa relação com o meio ambiente e o uso de recursos naturais. Adotar medidas sustentáveis e o consumo compartilhado é caminhar para novos modelos de negócios e mais responsáveis.

O desperdício de materiais pode ser diminuído e, até mesmo, evitado por meio de algumas ações simples de infraestrutura de TI e Telecom.

Por exemplo, a Algar Telecom oferece o Cloud Backup. É uma solução eficaz para garantir a segurança e armazenamento em nuvem de documentos e informações.

Assim, você reduz o uso e os custos com materiais e energia, além de não precisar se preocupar com erros de sistemas, falhas de servidor e quedas bruscas de energia no dia a dia.

5 – Análise de dados

Por fim, temos como um grande benefício dos avanços de TI a oferta de análises de dados e estudos precisos que fazem toda a diferença nas tomadas de decisão e planejamento de campanhas e ações.

Um bom relatório de dados apresenta informações sobre desempenho, equipamentos, gastos e, até mesmo, o padrão de comportamento dos colaboradores e clientes. Portanto, é mais fácil elaborar um plano para melhorar a relação com as pessoas que fazem parte da comunidade da empresa.

Da mesma forma, é possível criar estratégias para usar a infraestrutura de TI e Telecom como aliada.


Confira o Algarcast sobre TI e Telecom

O Algarcast, o podcast da Algar, discute temas importantes para o desenvolvimento de pessoas e empresas. Por isso, questões como a infraestrutura de TI e Telecom fazem parte das nossas conversas com grandes profissionais da área.

Em nosso bate-papo apresentamos um pouco de como é a nossa rotina e estrutura de trabalho para que você possa se inspirar e construir um caminho de sucesso na sua área de atuação.

Abordamos tecnologia, cultura, comportamento e inovação em diferentes momentos para demonstrar como é possível servir pessoas e inovar em qualquer empresa.

Portanto, aproveite para aprender um pouco mais sobre inovação e a importância da infraestrutura de TI e Telecom, assim como outras discussões indispensáveis para as empresas. Nosso programa está disponível no Youtube e nas principais plataformas de streaming.

Por Hudson de Oliveira, Head de Operações Field da Algar Telecom.

Gostou?
Compartilhe!

Posts relacionados

Aviva celebra sete anos de história com grandes novidades.
Parque do Granja Marileusa: uma realização do Grupo Algar.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!